Sporting

Geovany Quenda arrasa jogador do Porto; Joia do Sporting destacado pelo CIES

Geovany Quenda integra o terceiro lugar de futebolistas com maior percentagem de dribles bem-sucedidos por jogo, de acordo com um estudo publicado pelo CIES Observatório do Futebol, que reúne dados de 67 ligas. Rodrigo Mora, do Porto, surge apenas no quarto lugar.

O jovem talento do Sporting tem sido um dos principais destaques da temporada e já acertou 66,4% dos dribles que arriscou no campeonato, ficando atrás apenas de dois jogadores sub-20 no mundo. Já o jogador dos dragões está com uma taxa de sucesso de 64,9%, ocupando o quarto lugar da lista.

Os únicos jogadores com números superiores a Quenda são Amario Cozier-Duberry (do Blackburn, com 66,77%) e Kenan Yildiz (67,2%), jovem prodígio da Juventus. Mesmo antes de atingir a maioridade, Geovany Quenda está a afirmar-se como uma das grandes promessas do futebol português.

O extremo é, atualmente, o jogador com mais jogos disputados pelo Sporting esta época (44), tendo sido peça-chave tanto na equipa de Rúben Amorim como agora no esquema ofensivo de Rui Borges. O seu desempenho levou o Chelsea a avançar para a sua contratação, num negócio superior a 50 milhões de euros.

Apesar da sua juventude, Quenda tem sido essencial para os leões, somando dois golos e quatro assistências esta época. A sua capacidade de drible e explosão fazem dele uma das maiores esperanças para o futuro da Seleção Nacional. O extremo leonino apesar de ter sido já contratado pelo Chelsea vai ainda permanecer por mais uma época em Alvalade, rumando só na época 2026/27.

De recordar que, além de ser um dos melhores do mundo a driblar na categoria de sub-20, o Observatório do Futebol (CIES) também verificou que o jovem de 17 anos é o segundo jogador que mais evoluiu nesta temporada fora das cinco principais ligas europeias.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo